lundi, juillet 16, 2012

Performance é um negócio muito sério

Marina Abramović

The Artist Is Present



A artista iugoslava Marina Abramović, uma das mais festejadas do século que se auto intitula “a avó da arte da performance” é tema de documentário recém lançado nos EUA.

O filme, dirigido por Matthew Akers, revela detalhes da rotina da artista e das motivações de seu trabalho tendo como ponto de partida a retrospectiva “The artist is present” que aconteceu em 2010 no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York.

Nessa exposição ela apresentou uma performance em que se sentou numa cadeira para se comunicar sem palavras com os espectadores. Foram 77 dias e sete horas diárias sem comer, beber ou ir ao banheiro. As imagens são emocionantes e rendeu até um tumblr ‘Marina Abramović me fez chorar’ (http://marinaabramovicmademecry.tumblr.com/) com imagens de alguns dos emocionados espectadores.

Em entrevista ao Globo no início desse ano Marina diz que sua motivação “era mostrar para os espectadores como é séria e difícil a preparação para uma performance. Não é um entretenimento de merda como aquelas pequenas exibições em museus para as quais você é convidado o tempo todo. Performance é um negócio muito sério. Por isso, espero que o filme ajude as pessoas a entender o significado da performance, não apenas do meu trabalho.”


Trailer - Marina Abramovic The Artist is Present from Show of Force on Vimeo.



O filme já premiado no festival de Berlin e indicado ao Sundance, ainda não tem previsão de estreia no Brasil. Ficamos aqui ansiosos pelos chororôs!


* texto meu publicado hoje no Uia Diário.

Aucun commentaire: